quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"Pedra Que Canta"



                                                      Ilha de Itamaracá. 


                           

Ilha de Itamaracá é uma ilha no litoral do estado de Pernambuco, no Brasil. Constitui-se também em um município, integrante da Região Metropolitana do Recife. Fica separada do continente pelo canal de Santa Cruz.
A expressão "Itamaracá" deriva da língua tupi e significa "pedra que canta", a partir da junção dos termos itá ("pedra") e mbara'ká("chocalho")6.

A ilha prosperava à sombra da economia açucareira. Em 1630, a Vila Velha possuia cem casas e uma Santa Casa de Misericórdia.
Os holandeses invadiram a ilha em 1631 e lá ergueram o Forte Orange, na entrada Sul do canal de Santa Cruz, construído em taipa de pilão. O forte tinha este nome em homenagem ao Príncipe holandês Frederico Henrique de Orange, tio de Maurício de Nassau. A Ilha de Itamaracá serviu de celeiro aos holandeses. Posteriormente, o forte passou a ser chamado Forte de Santa Cruz, já sob domínio português.
           

Em 1763, o rei dom João V comprou a ilha para a Coroa Portuguesa por 4 000 cruzados.
O distrito foi criado em 1 de maio de 1866, pela Lei Provincial 676. A emancipação da Ilha de Itamaracá deu-se em 1959, mas só foi efetivada em março de 1962.
Atualmente, a sede do município fica no Pilar, elevado à categoria de vila em 1831.

               

Geografia :  A sua população estimada em 2010 é de 21.884 habitantes. 9

O município situa-se na unidade geoambiental das Baixadas Litorâneas do Nordeste, apresentando restingas e mangues. A vegetação nativa é composta por floresta perenifólia e de restinga.
Itamaracá insere-se no domínio do grupo de bacias de pequenos rios litorâneos. Tem como principais tributários os rios Paripe e Jaguaribe. Os cursos d'água são perenes e de pequena extensão. Conta ainda com a lagoa Pai Tomé. 


Turismo :

                     
  Distante cerca de quarenta quilômetros do Recife, a ilha oferece ao turismo praias de águas calmas, com coqueiros, piscinas naturais,recifes e bancos de areia. Também é procurada para a prática de esportes náuticos.
Além das reservas ecológicas com remanescentes da Mata Atlântica, abriga o Centro de Preservação do Peixe-Boi-marinho.  

                         

No extremo sul da Ilha ergue-se o Forte Orange, construído pelos neerlandeses no contexto da segunda das Invasões holandesas do Brasil. Vizinha ao forte localiza-se uma das comunidades mais antigas de Pernambuco, a Vila Velha, hoje a população local obtém sua renda em sua maioria através do turismo. 

           Vila Velha.                         

Ainda ao sul da ilha encontra-se a ilhota conhecida como Coroa do Avião, ilha esta que faz parte do município de Igarassu. Constitui-se em um banco de areia que se formou por força das correntes marinhas e que atualmente abriga, além de pequenas barracas que servem comida regional, a Estação de Estudos sobre Aves Migratórias e Recursos Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco, voltada para o estudo das aves migratórias. 
                      

 Além das atrações turísticas, o município abriga três presídios: um para deficientes mentais (HCTP), um de alta segurança (PPBC) e um de regime semi-aberto (PAISJ). 

   Lia de Itamaracá
                    
    Maria Madalena Correia do Nascimento, conhecida como Lia de Itamaracá, (Itamaracá12 de janeiro de 1944) é uma dançarinacompositoracantora de ciranda brasileira.
 Lia sempre morou na Ilha de Itamaracá e ainda criança começou a participar de rodas de ciranda. É considerada a mais famosa cirandeira do Brasil.
Trabalha como merendeira em uma escola pública da ilha.
   Ficou conhecida por Lia nos anos 1960, depois que Teca Calazans, incorporando versos cantados pela cirandeira, acrescentou:
"Esta ciranda quem me deu foi Lia,
que mora na Ilha de Itamaracá"






PASSEIO TURISTICO



Carnaval O Carnaval da Ilha de Itamaracá é o 3º mais importante do Estado de Pernambuco, depois dos carnavais de Recife e Olinda. Realiza-se no mês de fevereiro e toda a Ilha transforma-se em um dos principais pontos de animação do Brasil, onde as orquestras de frevo, os desfiles de carroças, o baile e a diversão estão garantidos durante todos os dias que dura a festa. No mês de novembro realiza-se a Ilha Folia, o melhor carnaval marítimo do país, onde um dos seus atrativos mais visitados é a bela procissão marítima.
Prefeitura Municipal - Pilar - A Administração Municipal do município de Itamaracá encontra-se situada na Avenida João Pessoa Guerra.
Igreja de Nossa Senhora do Pilar - Pilar - A Igreja de Nossa Senhora do Pilar, situada na Praça Papa João XXIII, é uma Igreja que não se sabe com exatidão a data da sua construção. No ano de 1831 converteu-se na igreja paroquial e anos mais tarde, em 1839, foi reconstruída. Seu estilo barroco sofreu grandes reformas na década de 60 do século XX. Em seu interior está a imagem de Nossa Senhora do Pilar, padroeira do município. No último domingo de janeiro celebra-se a Festa de Nossa Senhora do Pilar, os fiéis realizam uma procissão marítima com a imagem da santa, é conhecida como 'Buscada'
Igreja Bom Jesus dos Passos - Jaguaribe - A Igreja Bom Jesus dos Passos está localizada em Jaguaribe, Rua Benigno Cordeiro Galvão, ponto de partida da conhecida procissão que da o nome a Igreja. No ano de 1893 foi construída pelos padres capuchinos sobre os restos da antiga Igreja e destaca-se por sua torre campanário de estrutura quadrada situada em um dos lados da sua fachada principal. Em seu interior está o Santo de Roca, miniatura encontrada por um pescador no interior de um tronco no lugar onde está situada a Igreja.
Vila Velha - Vila Velha - Vila Velha é uma das cidades turísticas mais visitadas do município de Itamaracá, lugar onde encontram-se algumas das Igrejas mais importantes de toda a ilha, entre as quais merece destacar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e as ruínas da Igreja do Rosário dos Pretos.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Vila Velha - A Igreja de Nossa Senhora da Conceição está localizada na cidade de Vila Velha, ao sul da Ilha de Itamaracá, próxima a um belo mirante natural. Foi construída no final do século XIX, sobre os restos de um forte construído pelos franceses durante sua ocupação no século XVI. Sua arquitetura combina os estilos barroco e renascentista e em seu interior, situada no seu altar principal está a imagem portuguesa de Nossa Senhora da Conceição, doada por Dona Maria I 'A Louca'.
Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - Vila Velha - As ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos está localizada na Rua João Paulo II, formando parte do conjunto histórico da cidade de Vila Velha. Sua origem é anterior ao século XVII e em suas imediações está situado o cemitério da cidade, construído no ano de 1917. Atualmente encontra-se em estado de ruínas conservando parte dos muros e do frontal, as paredes de seu altar principal possui maravilhosas vistas da desembocadura sul do Canal de Santa Cruz e da ilha conhecida como Coroa do Avião.
  
                                                              FIM. 
                   

 Beijux, da Xica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário